A seleção norueguesa pode ser a sensação dos próximos anos

Resultado de imagem para haland odegaard
O futuro da seleção norueguesa já apareceu (Reprodução: Football Times)

Sempre entramos e saímos da copa do mundo com seleções sensações, correto? Em 2018 tivemos a Bélgica (que veio desde a copa do mundo no Brasil em 2014), tivemos anteriormente a Costa Rica revelando alguns jovens jogadores promissores como o meia/ponta Campbell (que infelizmente não vingou) e nessa temporada de 2020 surgem dois nomes no radar: Martin Ødegaard e Erling Braut Håland, ambos joias norueguesas, o que desperta o motivo desse texto. O que esperar não só desses jovens, mas também da seleção norueguesa daqui para a frente e por qual motivo ela pode nos surpreender?

Joshua, John e Eric Kitolano

Começaremos destrinchando um trio de jovens irmãos, Joshua Kitolano é um meio-campista de 18 anos que atualmente joga pelo Odd da Noruega e tem 36 aparições pelo time norueguês nessa temporada. Mas não se enganem, ele que atua na primeira faixa de meio-campo tem como foco começar a armação das jogadas e também ajudar na maração. O potencial de tornar-se um bom volante já é bem grande, além disso defende às seleções de base da Noruega desde os 15 anos de idade.

Já o irmão de mesma idade, John, está atuando no Molde, também da Noruega, porém seu passe pertence ao clube inglês Wolverhampton. Jovem de muito talento, o defensor norueguês coleciona passagens por todas às seleções de base da Noruega, desde o sub-15. Com uma boa saída de jogo, é outro jovem jogador com potencial que pode estar na próxima temporada na vitrine da Europa se permanecer no elenco do Wolverhampton para a Premier League.

O mais velho dos três irmãos, Eric joga também no futebol norueguês. Com apenas 22 anos esse jovem jogador tem 4 gols na temporada atual, porém nenhum marcado pelo seu atual clube, o Tromsø, onde também não atuou em nenhuma partida. Mesmo por ser mais velho ainda há algum potencial. Porém, é o único dos três irmãos que não frequenta às seleções de base da Noruega com frequência. Eric é um meia que quando precisa sabe fazer gols, mas que não conseguiu se destacar além da Noruega até agora.

Resultado de imagem para kitolano's brothers
Uma família que respira futebol (Reprodução: Fotball Fans)

Håkon Evjen

Diretamente do Mjølner, clube onde iniciou a carreira, Evjen jogou boa parte da carreira no FK Bodø/Glimt, também do futebol norueguês. Foram 14 gols em 49 partidas (entre 2017-2019), um bom número para um meia-armador. Atualmente trasferido para o AZ Alkmaar, o jovem norueguês só atuou em apenas uma partida e não marcou nenhum gol. 

Além de um bom passador, Evjen sabe como marcar gols e pode ser um diferencial se futuramente jogar ao lado de Ødegaard. O potencial ele possuí, veremos se terá também oportunidades para demonstrar isso. O atleta tem passagens por todas as seleções de base norueguesas, sempre pulando etapas, com 19 anos, por exemplo, já atuou na seleção sub-21.

Resultado de imagem para Evjen noruega
Potencial e fazedor de gols, Evjen é mais um nome interessante dessa geração norueguesa (Reprodução: Passe a rasgar)

Sander Berge e Kristoffer Ager

Falamos então de defesa. Berge é um jovem de apenas 21 anos que atualmente defende o Genk da Bélgica. Ele está lá desde 2017, coleciona 72 partidas pelo clube e 4 gols marcados, mas não se atenham a isso. O jovem meio-campista chama a atenção também pela sua qualidade e principalmente altura, 1.95m. Um exímio primeiro volante que tem potencial para a ser titular da Noruega no futuro, Berge passou por todas às seleções de base da Noruega e já defende a seleção principal de seu país.

Já Ajer é um defensor de 1.97, que atualmente está jogando no futebol escocês. O jovem defensor que tem uma qualidade muito boa nas jogadas áreas tem seu passe fixado ao Celtic, também da Escócia. Ajer passou por todas às seleções de base da Noruega e já defende a seleção principal.

Resultado de imagem para Berge e Ajer
Ajer e Berge são grandes amigos na seleção. (Reprodução: Zimbio)

Martin Ødegaard

O meia-armador de 21 anos é um dos principais destaques dessa nova geração norueguesa. Contratado juntamente ao Strømsgodset aos 17 anos pelo Real Madrid, primeiramente figurou no time debaixo dos merengues, também conhecido como Real Madrid Castilla. Oportunidades no time principal não foram muitas e ele constantemente foi emprestado. Na sua última temporada pelo Vitesse teve excelentes números, com 39 partidas, 11 gols e 14 assistências.

Nessa temporada foi para um time melhor, mas ainda mantendo-se dentro da Espanha. O Real Sociedad fechou seu empréstimo no início da temporada e tem feito valer até agora a aposta. 18 partidas com 8 gols marcados e 5 assistências. Já pela seleção da Noruega ele atuou pouco em 2014/15, porém na atual temporada já tem mostrado seu bom futebol: 8 partidas, 1 gol e 2 assistências.

Martin é tido como o grande nome para o futuro meio-campo de seu país e tem mostrado grande potencial nas últimas temporadas. Veremos se o bom meia-armador vai corresponder todas às expectativas.

Resultado de imagem para Martin Odegaard noruega
Martin Ødegaard é o futuro da Noruega, mas já se mostra uma realidade. (Reprodução: Spin Sports)


Erling Braut Håland

Por último, a grande promessa da geração Norueguesa. O jovem atacante Håland, despertou interesse de vários clubes europeus nessa janela de verão europeu, mas decidiu rumar para a Alemanha e vai jogar no Borussia Dortmund com um contrato de 4 anos.

Em 2018 o atacante norueguês marcou 9 gols na goleada da Noruega sobre Honduras na copa do mundo sub-20 e desde então ficou sobre os olhares europeus. Revelado pelo Bryne, ele começou a aparecer mesmo no Molde onde atuou em 50 jogos e marcou 20 gols e com isso transferiu-se para o Red Bull Salzburg, onde tornou-se a nova sensação cobiçado por Dortmund, United, Juventus, e outros. Foram 14 partidas no campeonato austríaco com 16 gols marcados e 4 assistências, além de 8 gols em 6 aparições na Liga dos Campeões da Europa.

O centroavante, além de boa velocidade e posicionamento, consegue mostrar habilidade mesmo tendo 1,94 e as comparações com Zlatan Ibrahimović aparecem a todo momento. O clube auri-negro comprou o atacante pelo valor de 20 milhões de euros, mas os valores totais podem chegar até a 50 milhões. Na sua estreia o jogador já mostrou ao que veio: 3 gols em menos de 45 minutos e uma vitória por 5-3 contra o Augsburg.

Erling Braut Håland está caminhando a passos largos de se tornar o próximo atacante referência no futebol mundial, já mostra maturidade mesmo com a baixa idade e está desenvolvendo todas características de um jogador ofensivo completo, nos resta ver o que ele pode aprontar ao lado de Sancho e Reus. Ele atuou em todas categorias de base da Noruega e começou há pouco tempo ser chamado para a seleção principal da Noruega.

Resultado de imagem para Haaland
O próximo jogador referência na posição? Håland caminha para isso (Reprodução: Transfermarkt)

Além dos jogadores citados, vou colocar mais dois nomes para ficarmos de olho: Bryan Fiabema, atacante de 16 anos recém-contratado pelo Chelsea e que pode ser uma grande parceria para o Håland no futuro, já tem passagens pelas seleções de base sub-15, sub-16 e atualmente sub-17 da Noruega. E o meia de velocidade Nicolai Skoglund também de 16 anos que defende às categorias menores do Sporting CP de Portugal, que já está defendendo a seleção sub-17 da Noruega juntamente de Fiabema e também possuí passagens pelas seleções sub-15 e sub-17.

Portanto, eu trouxe uma seleção de nomes e claramente alguns com mais potencial que outros, mas mostrando que o bom trabalho da seleção de base da Noruega pode mostrar-se muito bom num futuro próximo e que os frutos podem ser colhidos se bem cuidados. Jovens com potencial e um mesmo desejo: disputar uma copa do mundo pelo seu país, será que vai dar certo? O futuro dirá.

0 Comentários