Análise | O que aconteceu com o Real Madrid?

Foto: Ángel Rivero

Por: Guilherme de Carvalho Alves/FutebolNews

Para os mais imediatistas, a resposta para essa pergunta tem nome e sobrenome: Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro. No entanto, por mais que o Cristiano seja um dos melhores jogadores do planeta e faça a total diferença em qualquer time, será mesmo que esse elenco atual do Real Madrid só tem futebol para apresentar o que tem apresentado nos últimos jogos?

Independentemente de ser o atual líder do Campeonato Espanhol, é inegável que a equipe de Zidane tem desapontado seus torcedores com um futebol apático e abaixo do nível esperado pelos jogadores de seu elenco, que tem a mesma base do time vencedor de três Liga dos Campeões e conta com o reforço de Eden Hazard. Querendo ou não, com ou sem Ronaldo é um dos elencos mais fortes do mundo. 

De 7 partidas no campeonato nacional, o Real venceu quatro jogos e empatou os outros três. Com 12 gols marcados e seis sofridos, a equipe de Hazard e companhia lidera a competição com 15 pontos, um a mais que Granada e Atlético de Madrid. No entanto, na UEFA Champions League a história muda um pouco e a equipe madrilenha figura na lanterna do seu grupo, com apenas um ponto marcado, de seis disputados. 


As fragilidades da equipe da capital da Espanha, que já eram demonstradas em algumas partidas do Campeonato Espanhol, ficaram ainda mais evidentes nos dois jogos desta Liga dos Campeões. Seja na derrota por 3 a 0 frente ao PSG, ou no empate em casa por 2 a 2 ante ao Club Brugge, ficou claro a dificuldade criativa que a equipe possui, mesmo contado com nomes como Toni Kroos, Luka Modric, James Rodrigues e Eden Hazard. 

Além de uma enorme dificuldade em criar jogadas e chances claras de gol, a defesa do Real também não tem tido atuações muito seguras. Nesta temporada, dos nove jogos disputados no total, a defesa madrilenha foi vazada 11 vezes, um número extremamente alto para o nível técnico dos jogadores do Real. 

Ok, é fato que a ausência de Cristiano Ronaldo afeta qualquer elenco, mas um time formado por jogadores que figuram entre os melhores do mundo não pode criar uma dependência tão grande de apenas um jogador. 

Além disso, vale ressaltar que o clima no vestiário do Real não é dos melhores. Os problemas de Zidane com alguns jogadores, como James Rodrigues e, principalmente, Gareth Bale e Courtois, ficaram evidentes para o mundo inteiro nas últimas semanas o que com certeza tumultuou ainda mais um clima que já não era dos melhores há muito tempo. 

Elenco para dar a volta por cima a equipe espanhola tem, no entanto, cabe ao treinador, que já não tem o ego mais baixo do mundo, achar alguma maneira de recuperar seus jogadores. Caso contrário, o ano pode ser, novamente, trágico para o 13 vezes campeão da UEFA Champions League. 

0 Comentários