Times menores que fizeram história nos estaduais

Reprodução: Globoesporte.com

Por: Camila Bairros
FutebolNews

Nos principais campeonatos estaduais do país, o Carioca, Gaúcho, Mineiro e Paulista, em algumas oportunidades, times considerados menores aprontam para cima dos grandes. Desde 2000, em nove edições tivemos surpresas levantando taças.

No Campeonato Carioca, onde quatro times são considerados grandes, a taça ficou distribuída apenas entre eles, tendo sido levantada 9 vezes pelo Flamengo, 4 pelo Botafogo e 3 pelo Fluminense e pelo 
Vasco. 

No Gaúcho, o Caxias surpreendeu o Grêmio em 2000 ganhando em casa por 3x0 e segurando o empate por 0x0 no Olímpico, sagrando-se campeão da edição. Já em 2014, foi a vez do Internacional ser surpreendido por um time de fora da capital. Os dois jogos foram 2x1, e o Nóia conseguiu a vitória nos pênaltis. 

Reprodução: Diogo Salaberry / Agencia RBS. Novo Hamburgo levantou a taça em 2017

O Campeonato Mineiro foi o que teve mais surpresas. Em quatro edições, os campeões não foram os tradicionais Atlético Mineiro e Cruzeiro. O América conquistou a taça em 2001 e 2016, o Caldense em 2002 e o Ipatinga em 2005. Em ambas as vezes, o Coelho ganhou em cima do Atlético, em 2001 de Gilberto Silva, e em 2016 de Robinho. O Caldense foi campeão numa edição que não contou com o América, o Atlético e o Cruzeiro, que estavam disputando a Copa Sul-Minas. O Ipatinga com apenas 7 anos de existência surpreendeu o Cruzeiro de Fred e acabou campeão.


Reprodução: Acervo do Coelho. O América foi o campeão de 2016


No Campeonato Paulista, o Ituano surpreendeu em 2002 e 2014 e o São Caetano em 2004. A edição de 2002 não contou com os quatro grandes do estado, e em 2014 o Ituano venceu o Santos nos pênaltis. O campeonato de 2004 teve uma final do interior, e o São Caetano acabou vencendo o Paulista.

Reprodução: Folha Uol. Em 2014 foi a vez do Ituano levantar a taça


Campanhas memoráveis

Carioca


Reprodução: Voltaçopédia. Volta Redonda faz grande campanha mas perde para o Fluminense

O Americano fez uma campanha histórica em 2002, quando venceu a Taça Guanabara e a Taça Rio, mas na final, perdeu para o Fluminense.

Em 2005 foi a vez do Volta Redonda fazer história. Venceu a Taça Guanabara e chegou à semifinal da Taça Rio. Disputou a finalíssima com o Fluminense, vencendo a 1ª partida por 4x3. No 2º jogo, o Volta Redonda abriu o placar, mas o Tricolor reagiu e o jogo acabou 3x1 para o time das Laranjeiras diante de 70.024 torcedores.

Em 2006 o Madureira foi mal na Taça Guanabara, mas se redimiu vencendo a Taça Rio. Na fase final, o Botafogo foi campeão ganhando por 3x1 e deixando o Madureira com o vice-campeonato.


Gaúcho

Reprodução: Internacional. 15 de Novembro não conseguiu ganhar do Internacional 

No campeonato de 2002, Grêmio, Internacional, Juventude e Pelotas só entraram a partir da 2ª fase, pois estavam disputando a Copa Sul-Minas. O 15 de Novembro fez uma ótima campanha e acabou se classificando na frente do Grêmio, mas perdeu a final para os Colorados.

Em 2003 novamente a mesma história com o mesmo final. O inter venceu o 15 de Novembro e conquistou seu 35º título.

Em 2004 a Ulbra passou pelo Grêmio, mas não conseguiu vencer o atual campeão da competição, e o Internacional conquistou mais um título.

2005 foi o ano de mais uma disputa na final entre 15 de Novembro e o Internacional. O Colorado venceu o jogo de ida por 2x0 e perdeu o de volta pelo mesmo placar, mas acabou levando o melhor nos pênaltis.



Mineiro

Reprodução: Globoesporte.com. Caldense não conseguiu ser superior ao Atlético Mineiro

Em 2006, o confronto final que ocorreu em 2005 se repetiu, mas dessa vez, o resultado foi favorável ao Cruzeiro, que ganhou seu 33º título em cima do Ipatinga.

Em 2010, o Ipatinga novamente surpreendeu, chegando à final junto com o Atlético Mineiro, que acabou vencendo ambos os confrontos e levantando a taça.

A campanha de destaque de 2015 ficou por conta do Caldense, que foi campeão do Interior e ainda ficou em 1º na classificação da 1ª fase geral. Na finalíssima, acabou derrotado pelo Galo.



Paulista

Reprodução: Lance. Audax fez grandes jogos contra o Santos, mas acabou sendo derrotado

São Caetano fez uma ótima campanha em 2007, e só não foi campeão porque o empate dava a conquista ao Santos por ter tido a melhor campanha durante a primeira fase. A primeira partida foi vencida por 2x0, e o Peixe devolveu o placar no jogo da volta.

Em 2010, novamente por ter a melhor campanha na fase de grupos, o Santos foi campeão. Mas o Santo André fez uma ótima campanha devolvendo no 2º jogo o placar de 3x2 e deixando tudo empatado.

Em 2012 foi a vez do Guarani ir à final com o time santista, mas acabou levando a pior nos dois jogos, perdendo o primeiro por 3x0 e o segundo por 4x2.

Sensação do Campeonato Paulista de 2016, o Audax foi até a final, novamente contra o Santos, e conseguiu segurar o empate na primeira partida por 1x1. Na volta, o time santista venceu por 1x0 e sagrou-se campeão.


0 Comentários